Sintmol tem projeto PRONEM aprovado pela FUNDECT-MS

Postado por: Adilson Beatriz

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) divulgou recentemente o resultado do Edital Chamada FUNDECT/CNPq N° 06/2011 PRONEM (Programa de Apoio a Núcleos Emergentes), uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foram enviadas 44 propostas, destas 23 foram aprovadas. Entre as aprovadas está o projeto “Utilização do glicerol e cardanol na síntese de novos materiais orgânicos para aplicações biológicas e tecnológicas”, coordenado pelo Prof. Adilson Beatriz. De acordo com o pesquisador, os recursos aprovados são importantes para o laboratório, pois permitirá equipá-lo com alguns itens essenciais para as rotinas de pesquisas.

Atualmente o grupo de pesquisa liderado pelos professores Adilson Beatriz e Dênis P. de Lima (Química do Glicerol e Sintmolb), do Lab. Sintmol, possuem parcerias científicas com pesquisadores de diversas universidades brasileiras (UFSCar, USP-RP, UFES e UFGD). As parcerias são na área de síntese orgânica, incluindo cálculos teóricos e experimentais de RMN de 1H e de 13C e modelagem moleculares (Doutores Valdemar Lacerda e Nelson Domingues). As cooperações científicas com os doutores Kleber (UFSCar) e Antonio Serra (USP-RP) são recentes e envolve a síntese de novas estruturas moleculares híbridas de porfirina-glicerol-cardanol. Na UFMS o laboratório tem colaboração com Dr. Antônio Pancrácio para realização de testes com larvas de mosquito da dengue. Outra importante colaboração do laboratório é com o grupo de Nanomateriales y Moléculas Bioactivas, liderado pelo Prof. Ricardo Riguera, da Faculdade de Química da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.  O fortalecimento destas parcerias permitirá, entre outros, testes de propriedades fotossensibilizadoras, visando a potencial aplicação em terapia fotodinâmica bem como desenvolvimento de metodologias sintéticas na área da química supramolecular (porfirinas e polímeros helicoidais).

Fonte: Lab. Sintmol

Related Images: